terça-feira, 14 de setembro de 2010

Inauguração e Bênção do Centro Social e Paroquial

     O Primeiro-Ministro, Eng.º José Sócrates inaugurou, no passado dia 26 de Fevereiro, o Centro Social e Paroquial de São Martinho de Brufe, seguindo-se a Bênção do edifício pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Arcebispo-Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, um ilustre filho da Paróquia de são Martinho de Brufe.


     A cetimónia teve ínicio às 16h00, no edifíco do Centro Social e Paroquial, com a presença de dezenas de paroquianos e amigos da Instituição.
     A Sofia, a Leonor, o Martim, a Matilde, a Maria João e a Matilde Costa estranharam e não terão percebido a razão do enorme movimento de pessoas nas imediações da sua sala de actividades da creche que frequentam. O espaço é recente e ainda cheira a novo. As auxiliares começam a sentir dificuldade para prender a atenção dos pequenos utentes do Centro Social e Paroquial de Brufe. As câmaras de filmar e os flashes das câmaras fotográficas despertam de vez a atenção da pequenada, surpreendida com a "invasão" do Primeiro-Ministro e da Ministra do Trabalho e da Solidariedade, entre outras personalidades.


     O presidente do Centro Social e Paroquial, Pe. Paulino Carvalho, agradeceu o apoio de todos na construção daquela obra. Lembrando que o lema da instituição é «uma casa de todos, com todos e para todos», o sacerdote sustentou que a paróquia foi impulsionada por um imperativo de fé na criação de uma obra que teve a conjugação de diversas vontades. «Sem querer solucionar todos os problemas, este projecto procura responder ao grito humanista que os tempos actuais exigem da comunidade humana eclesial», afirmou, acrescentando que a cooperação com o Estado «é fundamental» para que seja garantida a estabilidade e o melhoramento da qualidade dos serviços prestados às populações.
     Por seu turno, D. Jorge Ortiga não escondeu o orgulho na comunidade da sua terra natal, que nos últimos 25 dotou a freguesia de várias estruturas, nomeadamente a igreja e a residência paroquial, que é modelo na diocese, o pavilhão multiusos e agora o centro social. «Foram feitos sucessivos milagres numa freguesia pequena, sem ricos, mas com pessoas com grande coração e generosidade», notou o Arcebispo de Braga.
     No final, todos poderam confraternizar e apreciar a obra num pequeno lanche que foi servido.