terça-feira, 14 de setembro de 2010

D. Jorge Ortiga - Um filho da Paróquia de São Martinho de Brufe


D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga


     D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga nasceu em Brufe (São Martinho), concelho de Vila Nova de Famalicão, no dia 5 de Março de 1944.
     Cursou os seminários da Arquidiocese de Braga entre 1955 e 1967, ordenando-se sacerdote em 9 de Julho deste mesmo ano.
     Foi Vigário Cooperador na paróquia de S. Vítor, em Braga, entre 1967 e 1968.
     Licenciou-se na Faculdade de História Eclesiástica da Universidade Gregoriana, em Roma, em 10 de Outubro de 1970, frequentando depois o currículo para o doutoramento. Ainda em Roma, de 1 Outubro de 1970 a Maio de 1971, fez em Grottaferrata um curso de espiritualidade sacerdotal orientado pelo Instituto Mystici Corporis.
     Regressado a Braga, passou a trabalhar na Secretaria Arquiepiscopal, onde se manteve de Junho de 1971 a Setembro de 1973, tendo durante este período colaborado na pastoral da Igreja dos Terceiros, em Braga em 1 de Outubro de 1973 foi nomeado Reitor da Igreja dos Congregados e Capelão da Irmandade de Nossa Senhora das Dores e Santa Ana, erecta na mesma Igreja.
    Em 24 de Novembro de 1981 foi nomeado Vigário Episcopal para o Clero, cargo em que foi reconfirmado em 1 de Outubro de 1985.
     Em 6 de Março de 1985 foi nomeado Cónego Capitular da Sé de Braga.
     Em 9 de Novembro de 1987 o Papa João Paulo II nomeou-o Bispo titular de Novabárbara e Auxiliar de Braga, tendo recebido a ordenação episcopal na Cripta da Basílica do Sameiro, em 3 de Janeiro de 1988.
     Em 5 de Junho de 1999 foi tornada pública a sua nomeação para Arcebispo de Braga, tendo tomado posse no dia 18 de Julho de 1999.
     No Seminário Conciliar de Braga, (depois Instituto Superior de Teologia e agora Faculdade de Teologia-Braga) leccionou as cadeiras de Introdução aos Estudos Históricos, História das Religiões e História da Igreja.
     Orientou diversos retiros a sacerdotes, tanto na Diocese de Braga como noutras regiões do País.
     Como Vigário Episcopal para o Clero deu grande importância aos contactos pessoais com os sacerdotes e às semanas de actualização.
     Foi responsável pelo Secretariado Arquidiocesano das Vocações e Presidente do Instituto de História e Arte Sacra fez parte do Conselho Presbiteral, inicialmente como representante dos sacerdotes novos e posteriormente em função do cargo de Vigário Episcopal, participando do Conselho Permanente.
     Presidiu ao Secretariado Geral do 40º Sínodo Diocesano e coordenou o Secretariado Diocesano de Pastoral.
     Foi Presidente do Conselho de Administração do Instituto Diocesano de Apoio ao Clero (IDAC).
     Foi Presidente da Assembleia Geral da Associação «Dar as Mãos».
    Na Conferência Episcopal Portuguesa presidiu à Comissão Episcopal da Doutrina da Fé e pertence à Comissão Episcopal da Educação Cristã.
     No presente momento é também:
               · Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa;
               · Delegado do Conselho das Conferências Episcopais Europeias;
               · Delegado do Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa.