terça-feira, 14 de setembro de 2010

Tríduo Pascal e Domingo de Páscoa

     Em São Martinho de Brufe, celebramos na quinta-feira, pelas 20h, a Instituição da Eucaristia, onde as crianças do 3.º ano de catequese, participaram no "lava pés" e tomaram parte na celebração da Eucaristia, o que pretendeu ser uma preparação para a festa que irão celebrar no dia 4 de Julho: a Festa da Eucaristia.
     Já na sexta-feira, pelas 15h, todos quantos quizeram recolher-se para a adoração ao Santíssimo, puderam fazê-lo na igreja paroquial de Brufe, que se encontrou aberta. Mais tarde, pelas 20 h, celebramos a Paixão do Senhor, onde os adolescentes do 8.º ano de catequese participaram, celebrando a Festa da Vida. Elevamos a Cruz vitoriosa do Senhor, para a adorar. Na cruz, Jesus venceu todo o mal e tudo o que há de morte em nós. Da Cruz brota uma fonte inesgotável de Vida. É esta Vida, que o 8.º ano de catequese, celebrou e continua a celebrar. A vida aparece como um dom total e para sempre torna-se verdadeira Festa. A nossa vida é constituída por acontecimentos marcantes. Por isso os celebramos em festa. A cruz é o acontecimento mais marcante do cristão. Ela define o modo de ser do discípulo de Cristo. A Cruz não simboliza a Morte, mas a Vida e Esperança que nos conduz à vida ressuscitada.
     No sábado, pelas 21h, celebramos a Vígilia Pascal, ou o Sábado de Aleluia, onde pudemos vivenciar a mais bela das noites e, também, a mais bela das celebrações. 
     Já no domingo, pelas 9h sairam da igreja paroquial os 8 compassos que durante todo o dia percorreram as ruas da paróquia, anunciando Jesus Ressuscitado. Pelas 17h, concentraram-se no Lugar do Padim e, de lá, prosseguiram em procissão até à igreja paroquial onde, pelas 17h30, foi celebrada a Eucaristia de Páscoa, presidida pelo Sr. P.e Paulino Carvalho e concelebrada pelo Sr. P.e Francisco Carreira.


A todos vós, irmãos em Cristo Jesus Ressuscitado,
a Paróquia de São Martinho de Brufe deixa votos de uma Santa e Feliz Páscoa!