terça-feira, 14 de setembro de 2010

A Paróquia...


     A Paróquia de São Martinho de Brufe, pertence ao Arciprestado de Vila Nova de Famalicão e à Diocese de Braga. Para os menos conhecedores do mapa religioso em Portugal, a Comunidade Paroquial de São Martinho de Brufe, pertence à Freguesia de Brufe, Concelho de Vila Nova de Famalicão, Distrito de Braga.
     É uma paróquia bastante jovem, tendo inúmeros movimentos ligados às crianças e jovens, mas também conta com a participação de pessoas empenhadas na construção de uma paróquia do séc. XXI, isto é, uma paróquia dinâmica que enfrenta os problemas colocados pela constante evolução mundial. E este dinamismo, só é possível aliando toda a comunidade na construção deste sonho.
     Movimentos Paroquiais: CNE; Catequese; Grupo Coral Infanto-Juvenil; Zeladoras; Ministros da Comunhão; Pastoral familiar; Leitores; Concelho Económico; Confraria; Grupo de Jovens; Grupo Coral Adulto; Legião de Maria; Conferência Vicentina; Acólitos; e Centro Social.
     A comunidade paroquial conta com uma equipa sacerdotal, também ela jovem, composta pelo Sr. Pe. Paulino Carvalho e pelo Sr. Pe. Francisco Carreira, e tem vindo também nos últimos anos a acolher jovens na sua preparação para abraçarem a vida do sacerdócio, o diaconado.
     Todos juntos estamos também empenhados na construção de um “sonho” que “é de todos, com todos e para todos”: a construção do Centro Social de São Martinho de Brufe. Uma obra à muito ansiada, mas que está agora a tornar-se realidade, contando já com todas as valências em funcionamento como o SAD – Serviço de Apoio ao Domicilio, Centro de Dia, Lar e Creche.
     Sendo uma paróquia de certo modo urbana, uma vez que se encontra na periferia de cidade, Vila Nova de Famalicão, conta com uma constante oferta de actividades, como Formações de Adultos, Cursos Bíblicos, Jornadas das Famílias, Formação de Catequistas, entre outras. Recentemente, aquando da celebração do Ano Paulino, acolhemos no Arciprestado os Encontros com São Paulo, orientados pelo Sr. Bispo D. António Couto, o que se revelou um importante momento de aprendizagem e crescimento em comunidade para todos quantos frequentaram estes encontros.
     Como vêm estão perante uma paróquia bastante activa e que acolhe bem todos aqueles que nos visitam.
     Por isso já sabem: Venham conhecer-nos!

     Para contacto:

          Residência Paroquial
          Rua D. Jorge Ortiga, n.º 1582
          4760 - 253 Brufe
          Vila Nova de Famalicão
          E-mail: saomartinhodebrufe@gmail.com

         Tel : 252 303 250
          Fax: 252 303 259